sexta-feira, 27 de outubro de 2017

TAÇA CIFOP DE FUTSAL 2017 - REGULAMENTO GERAL

REGULAMENTO DA TAÇA CIFOP DE FUTSAL 2017
ÍNDICE
Capítulo I Participação.................................................................................................
Capítulo II Do Sistema de Disputa................................................................................
Capítulo III Das Apenações............................................................................................
Capítulo IV Das Suspensões Automáticas......................................................................
Capítulo V da premiação ..............................................................................................

CAPITULO I

PARTICIPAÇÃO

Art. 1º. - A taça CIFOP de Futsal para a temporada 2017 será disputada por 06 (seis) equipes na
categoria masculina adulta:

Ord Nome Fantasia Nome da Entidade Cidade
001 – CHAPECOENSE - ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL – RIACHUELO/RN
002 – ADESPP – ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE SÃO PAULO DO POTENGI – SÃO PAULO DO POTENGI/RN
003 – BELA VISTA – BELA VISTA F.C. – SÍTIO NOVO/RN
004 – OS GIDEÕES – ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA SANTA FÉ – RUY BARBOSA/RN
005 – PALMEIRAS – PALMEIRAS F.C. – SÃO PEDRO/RN
006 – ÁGUIA – ÁGUIA F.C. – LAGOA DE VELHOS/RN

Art. 2º. - As equipes enumeradas no art. 1º, para efeito de publicidade, poderão utilizar o(s) nome(s) de
seu(s) patrocinador(es) para compor os nomes de suas equipes, desde que, incluindo-se espaços em
branco ou caracteres especiais, não excedam a 25 (vinte e cinco) caracteres no total.

Art. 3º. – Este Regulamento não poderá ser alterado, após sua publicação pela ORGANIZAÇÃO DA TAÇA CIFOP DE FUTSAL, de modo a
assegurar transparência e aplicabilidade uniforme das normas a todos os disputantes.

Art. 4 – Os Ginásios e Quadras a serem utilizados na realização da TAÇA CIFOP de Futsal deverão obedecer os
seguintes parâmetros:
4.2 - As traves deverão estar com redes novas e bem colocadas, poderão ser fixas ou móveis,
4.3- Sugere-se testar a utilização das fitas tipo 3M, para as linhas demarcatórias que estejam faltando.
Art.5 - As partidas da TAÇA CIFOP de Futsal serão realizadas nos ginásios e quadras, previamente vistoriados e
aprovados pelo Departamento Técnico, (ficando sob sua responsabilidade a indicação dos Vistoriadores
Oficiais).

5.1 - Cada equipe participante deverá indicar no mínimo 1 (um) e no máximo 2 (dois) ginásios ou quadras para
mando de seus jogos,
serão submetidos à vistoria por parte ao Departamento Técnico, para aprovação ou não, podendo os
mesmos serem em cidades distintos, não ultrapassando a distância de 50 Km (Cinquenta
quilômetros) do Ginásio nº 1 (um).

5.1.1 - No caso de indicação de novos ginásios que não tenham sido apresentados quando da vistoria
inicial, as despesas decorrentes de deslocamentos e estadias do vistoriador da TAÇA CIFOP  de Futsal
correrão a cargo das equipes solicitantes.
5.1.2 - É obrigatória a apresentação do 2º Ginásio, sob pena de não participação no campeonato.
5.1.3 - A Coordenação Técnica poderá, por motivo de força maior e justificadamente, utilizar outros
Ginásios e quadras.
5.1.4 - Não será admitida, no decorrer da competição, a inversão do mando de jogo.
Capitulo II
Do Sistema de Disputa da Competição
A Competição será disputada pelas equipes relacionadas no Art. 1º, observado o seguinte sistema:
Art. 6 – A Competição será disputada em 03 (três) Fases:
a) 1ª Fase Classificatória;
b) 2ª Fase semifinal;
c) 3ª Fase Final.

6.1 – 1ª Fase Classificatória:

6.1.1 – As equipes participantes serão divididas em 02 (dois) grupos que jogarão entre sí em seus grupos com jogos de ída e volta,
classificando as 02 (duas) equipes melhores colocadas para a 2ª Fase semifinal.

6.1.2 – Ao final da 1ª Fase – Classificatória, quando 2 (duas) ou mais equipes terminarem empatadas na
soma de pontos e no Índice Técnico, o desempate far-se-á da seguinte maneira e em ordem sucessiva
de eliminação:
a) Maior número de vitórias obtido em todas as partidas da fase;
b) Maior saldo de gols em todas as partidas da fase;
c) Maior número de gols marcados em todas as partidas da fase;
d) Menor número de gols sofridos em todas as partidas da fase;
e) Maior número de vitórias fora de casa em todas as partidas da fase;
f) Menor número de cartões vermelhos recebidos em todas as partidas da fase;
g) Menor número de cartões amarelos recebidos em todas as partidas da fase;
h) Ter comparecido ao Congresso Técnico;
i) Sorteio.

6.1 – 2ª Fase Semifinal

6.1.1 – A 2ª Fase Semifinal da Competição será disputada entre as 4 (quatro) equipes classificadas dos
grupos A, e B na 1ª fase , que serão divididos em 2 (dois) novos grupos de 2 (duas)
equipes, sendo estes o grupo “C”  com a (1ª do grupo  “A” X 2ª do grupo “B” ) e o grupo “D” com a ( 1ª do grupo “B” X 2ª do grupo “A” ) em 02 (02) jogos na cidade de São Paulo do Potengi/RN ou em local acordado com as equipes previamente.

6.1.2 – Ao final da disputa das duas partidas da 2ª Fase Semifinal, a equipe do grupo que conseguir duas
vitórias ou uma vitória e um empate estará classificada para a 3ª Fase Final. No caso de 2 (dois) empates
ou vitórias alternadas das equipes, o desempate far-se-á da seguinte maneira: será disputado um
período suplementar de 10 (dez) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 5 (cinco) minutos sem
intervalo, fazendo-se apenas a inversão de lados. Se ao término do período suplementar persistir o
empate, estará classificada a equipe com a melhor colocação na 1ª Fase Classificatória.

6.2 – 3ª Fase Final.

6.2.1 – A 3ª Fase Final será disputada em jogo único pelas equipes vencedoras da 2ª Fase Semifinal, sendo que em caso de empate será disputado um período suplementar de 10 (dez) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 5 (cinco) minutos sem intervalo, fazendo-se apenas a inversão de lados. Se ao término do período suplementar persistir o empate a disputa irá para as penalidades, com 5 (cinco) cobradores de cada equipe. Persistindo o empate a disputa irá para as cobranças alternadas até se conhecer o Campeão.

6.3 – Jogo de abertura na data de 10/11/2017.
6.4  - Após a divulgação da tabela provisória os clubes terão 5 (cinco) dias corridos para solicitarem as alterações de datas, locais e horários. Após esse prazo será divulgada a tabela definitiva da competição e os pedidos de alterações estarão sujeitos à análise pelo Departamento Técnico da TAÇA CIFOP de futsal e ao respectivo pagamento de uma taxa no valor de R$ 60,00 que será dividido em partes iguais entre a organização e a outra equipe.

Art. 7 - A contagem de pontos será a seguinte:

- Vitória: ................................ 3 pontos;
- Empate: ............................. .1 ponto;
- Derrota: .............................. 0 ponto;
- Não comparecimento: ......... 0 ponto.

CAPÍTULO III

DAS APENAÇÕES

Art. 8 - A aplicação de cartões punitivos, estabelecidos nas Regras de Futsal, nas cores amarela
(advertência) e vermelha (expulsão), constitui medida de natureza técnica e administrativa de
inequívoca eficácia no campo desportivo, objetivando refrear a violência individual e coletiva durante as
partidas.

Art. 9 - A contagem de cartões (vermelho e amarelo) é feita dentro da mesma temporada da TAÇA CIFOP de futsal.

a) Ao atingir três (ou múltiplo de três) cartões amarelos na competição, o atleta deverá
cumprir a correspondente suspensão automática, ainda que o faça na fase seguinte;

b) A suspensão automática decorrente de aplicação de cartão vermelho, seja em que fase for,
obrigatoriamente, deverá ser cumprida em partida da própria fase ou da(s) fase(s)
subsequente(s) na mesma temporada;

c) O atleta que tomar 2 (dois) cartões amarelos no mesmo jogo e consequentemente o vermelho,
será expulso, não devendo ser computado o segundo cartão amarelo para o cálculo previsto no
artigo 9.

9.1 - Os efeitos dos cartões recebidos e o cumprimento da suspensão automática independem de
comunicação ou notificação oficial da TAÇA CIFOP de Futsal, sendo seu controle de responsabilidade
exclusiva das equipes disputantes da competição.

Art. 10 - O não comparecimento de uma equipe no local de jogo com data e hora marcada na tabela, resultará no WxO. A equipe terá uma tolerância de 15 minutos ou estará eliminada da competição.

10.0 - A equipe que utilizar atleta irregular em qualquer partida válida pela TAÇA CIFOP de Futsal
sujeitar-se-á às seguintes consequências:

a) Perda automática de três pontos pela equipe infratora, independentemente do resultado;

b) Para efeito disciplinar e de estatística, serão computados todos os eventos ocorridos na partida
e no período suplementar;

c) Em se tratando de partida das Fases, Semifinal ou Final, a
equipe será desclassificada da competição;

d) Não serão computados os pontos eventualmente obtidos pelo infrator;

e) Incidirá multa administrativa de categoria grave por atleta irregular, sem prejuízo da aplicação
das demais punições previstas neste Regulamento.

10.1 - A irregularidade do atleta e membro de comissão técnica configurar-se- á na hipótese de:

a) Inexistência de inscrição ou falta de inscrição do atleta
para a disputa da competição;

b) Participar de jogo por duas ou mais equipes durante a competição.

c) Atuar, quando sujeito ao cumprimento de suspensão automática, por força de cartão amarelo
ou vermelho;

d) Participar da partida quando sujeito ao cumprimento de penalidade administrativa prevista no
Regulamento da TAÇA CIFOP de Futsal ou aplicada pela justiça desportiva;

e) Praticar outras irregularidades tipificadas como infração às Regras Nacionais de Futsal ou a este
Regulamento e seus Anexos.

Art. 11 - A inclusão de técnico, treinador, auxiliar técnico, preparador físico, atendente, massagista,
médico ou fisioterapeuta e supervisor sem condição normal de atuação, suspenso por expulsão ou
sujeito ao cumprimento de penalidade administrativa prevista neste Regulamento ou aplicada pela
justiça desportiva implicará nas sanções previstas neste regulamento e aplicáveis pela Justiça Desportiva.

11.1 - A condição normal de atuação dos técnicos ou treinadores, auxiliares técnicos, preparadores
físicos, atendentes ou massagistas, médicos ou fisioterapeutas e supervisor caracteriza-se por sua
inscrição atualizada nas condições exigidas neste Regulamento;

11.2 - A efetiva participação de um atleta ou membro da comissão técnica na partida é caracterizada
pela inscrição de seu nome na súmula de jogo e iniciada a partida.

11.3 - Os atletas, técnicos ou treinadores, auxiliares técnicos, preparadores físicos, atendentes ou
massagistas, médicos, fisioterapeutas e supervisor que tenham sido expulsos da partida ou que estejam
cumprindo penalidade disciplinar ou administrativa, de suspensão, ou ainda sem condição normal
(regular) de participação na competição, quando presentes nos locais dos jogos deverão se posicionar,
obrigatoriamente, no lado oposto ao local onde se encontra o banco de reservas de sua equipe na
quadra de jogo;

11.4 - Sendo inacessível ou não recomendável para o público o lado oposto da quadra de jogo deverão
os mesmos se posicionar no lado onde se encontra o banco de reservas da equipe adversária.

Art. 12 – Taxa de inscrição de atletas e membros da comissão técnica será a seguinte:

a    a) – Atleta natural ou eleitor da cidade e equipe que o mesmo representa na competição: R$ 20,00

b     b) – Atleta não eleitor ou natural de outra cidade e equipe que representa na competição: R$ 50,00

c      c) – Dirigente ou membro da comissão técnica: R$ 10,00

12.1 – As equipes terão que inscrever seus atletas 48 (quarenta e oito) horas antes de seu jogo na competição.

a) – As equipes terão que enviar por meio de aplicativo celular watsapp as fotos da carteira de identidade e o título de eleitor de cada atleta e dirigente, assim como o comprovante de deposito feito na conta bancária oficial da TAÇA CIFOP de futsal.

b) – O atleta e dirigente terá que apresentar em até 5 (cinco) minutos antes de iniciar sua partida na competição os documentos originais de carteira de identidade e título de eleitor.
c) – Caso o atletas ou dirigentes não apresentem esta documentação os mesmos não estarão aptos a participarem do jogo de sua equipe.

d) – Os atletas e dirigentes só precisam mostrar a documentação na primeira partida que o mesmo venha a participar.

Art. 13 – Caso uma partida venha a ser encerrada por falta do número mínimo legal de atletas,
determinado pelas Regras, a equipe que não tiver número mínimo de atletas será considerada
perdedora, somando-se os 3 (três) pontos ganhos para a equipe que tinha o número mínimo de atletas
para continuidade da partida.

13.1 – Verificado que nenhuma das 2 (duas) equipes possuem o número mínimo legal de atletas para
continuidade da partida, as 2 (duas) serão consideradas perdedoras e nenhum ponto ganho será
atribuído às mesmas.

13.2 – Ocorrendo por parte de uma equipe abandono da quadra de jogo como demonstração de
protesto ou recusa de continuar a partida, será considerada perdedora, independentemente do
resultado ou do tempo em que ocorreu a interrupção, ficando ainda obrigada a recolher multa
administrativa no valor de categoria gravíssima, estando também sujeita às demais sanções previstas
neste Regulamento.

Art. 14 - Nas hipóteses previstas nos artigos 10, 11, 12 e 13 deste Regulamento, o resultado registrado no
encerramento da partida não será alterado, mantendo-se o mesmo, apenas para fins de estatística e
desempate.

Art. 15 – Em caso de brigas de torcidas, invasão de quadra por torcedores, arremesso de objetos em quadra por parte da torcida, xingamentos racistas e homofóbicos, a equipe causadora do problema perderá seu mando de quadra em todos os jogos seguintes.

CAPÍTULO IV

DAS SUSPENSÕES AUTOMÁTICAS

Art. 16 - Sujeitar-se-á ao cumprimento de suspensão automática e, consequentemente, estará
impossibilitado de participar na(s) partida(s) subsequente(s) da própria fase ou da(s) fase(s) anterior(es)
o atleta que, na mesma competição, receber:

a) 1 (um) cartão vermelho (expulsão), ou,

b) 3 (três) cartões amarelos (advertência).

16.1 - Igualmente, sujeitar-se-ão à suspensão automática e estarão, consequentemente,
impossibilitados de participar da(s) partida(s) subsequente(s) da própria fase ou da(s) fase(s) posterior
(es) o técnico, treinador, auxiliar técnico, preparador físico, médico, fisioterapeuta ou atendente e
supervisor que for expulso na partida anterior, da mesma competição.

Art. 17 - A suspensão automática é de natureza regulamentar e administrativa, tendo eficácia e
execução imediata e, o seu obrigatório cumprimento não se subordina à eventual decisão liminar, ou,
resultado de julgamento a que for submetido o atleta ou o membro da Comissão Técnica na esfera da
Justiça Desportiva.

Art. 18 - As suspensões automáticas decorrentes de expulsões de membros de comissões técnicas ou de
cartões vermelhos ou amarelos para atletas não serão progressivamente ampliadas a cada reincidência.

Art. 19 – Os atletas ou dirigentes, membros de comissão técnica que se envolverem em brigas, confusões, agredirem com palavras e gestos obscenos, outros atletas, dirigentes, comissão técnica, árbitros, comissão organizadora e torcedores durante os jogos desta competição, estarão automaticamente eliminados da competição.

Art. 20 – Casos omissos neste regulamento serão julgados pela comissão disciplinar da competição que terá 5 (cinco) membros previamente designados pela organização da TAÇA CIFOP de futsal.

Capítulo V

Art. 21 - Da Premiação

a)      CAMPEÃO: Será conferido 1 (um) troféu para a equipe campeã e mais uma quantia em dinheiro de R$ 1.000,00 além de 20 (vinte) medalhas douradas.

b)      VICE CAMPEÃ: Será conferido 1 (um) troféu para a equipe vice campeã  e mais uma quantia em dinheiro de R$ 800,00 além de 20 (vinte) medalhas prateadas.

c)       ATLETA OURO: Será conferido 1 (um) troféu para o melhor atleta da competição, além de uma quantia em dinheiro de R$ 50,00.

d)      MUSA DA TAÇA: Será conferido 1 (um) troféu para a musa da taça, além de um ensaio fotográfico com o fotografo profissional Magno Bruno, além de um lindo banner com a melhor foto da musa, a MUSA DA TAÇA, será eleita em votação através da internet, classificando as 03 (três) mais votadas na enquete para disputarem a grande final, que será no dia da final da TAÇA CIFOP de futsal.

                                                                          São Paulo do Potengi/RN, 28 de outubro de 2017.

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